Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

FUGAS DO MEU TINTEIRO

Imagens e palavras de um mundo onde há menos gente

FUGAS DO MEU TINTEIRO

Imagens e palavras de um mundo onde há menos gente

Da Gazeta de Vila do Conde

João-Afonso Machado, 13.07.21

IMG_4615.JPG

«Fomos agradavelmente surpreendidos com a inesperada visita à redacção deste jornal do nosso conterrâneo e amigo, o Ex.mo Comendador Diogo de Lima, há muito radicado em Roma.

Sua Ex.cia teve mesmo a amabilidade de nos convidar para um almoço no restaurant de Mme. Deborah, onde se revelou um profundo conhecedor da cozinha francesa, enquanto se inteirava das novidades da nossa Vila.

Acompanhado do seu irmão, o distinto cirurgião Dr. Eduardo de Lima, que de longa data e com os maiores méritos, vem exercendo em Cascais a ciência de Esculápio, ambos pretenderam apreciar as mais recentes inovações da nossa riqueza balnear. Conduzimos-los, pois, às praias, não tendo Suas Ex.cias resistido a descer ao areal, gozando mesmo, prazenteiramente, as virtudes das nossas águas em que molharam os pés.

Tratou-se, porém, para infelicidade das nossas gentes, de uma curta estadia em razão dos negócios de Estado que chamam Sua Ex.cia à Capital. E não foram poucos os que acorreram à estação ferroviária a apresentar os seus cumprimentos de despedida. Sabemos que o distinto sportman embarcará depois num vapor para Roma».

 

«Última hora: já depois da saudosa partida do Comendador Diogo de Lima, voz fidedigna confidenciou-nos que o grande benemérito recebeu no seu palacete as autoridades escolares do concelho, a quem entregou um generoso donativo visando melhorar a nossa rede do Ensino. É com cavalheiros desta cepa, e com tal coração, que Vila do Conde progredirá sempre. Bem haja Senhor Comendador!»

 

(Local descoberta nos arquivos da Gazeta de Vila do Conde, datada de 10 de Junho de 1921; assina-a um desconhecido JAM.) 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.