Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

FUGAS DO MEU TINTEIRO

Imagens e palavras de um mundo onde há menos gente

FUGAS DO MEU TINTEIRO

Imagens e palavras de um mundo onde há menos gente

Desafio 52 semanas -11|Polónia!

João-Afonso Machado, 14.03.22

002.JPG

Fosse eu uns vinte anitos mais novo, era onde o meu encartado egoísmo se sentiria bem agora - na Polónia. Agasalhado comme il faut, partindo sozinho até à fronteira com a Ucrânia e por lá me deixando ficar, para trazer ao mundo livre que ver e que ler. A esse mundo que não é o dos desgraçados ucranianos sem eira nem beira, apenas com a guerra a matá-los.

Decerto avançaria a amparar qualquer idoso, a dar um beijo, um chocolate, a nuvens de crianças espavoridas. Talvez me emocionasse, deixasse correr duas lágrimas, talvez até reaprendesse a chorar. Talvez ainda fosse a tempo do céu azul no olhar dorido de alguma eslava da minha safra... Ou de perder a noção da temporalidade e a Primavera chegasse, o Verão também, e o meu abrigo permanecesse fronteiriço, paredes meias com os dos refugiados. A biografar-lhes o sofrimento e as privações, sempre atento e em comunhão com a sua lição de coragem e resistência.

Até ao dia em que, por Varsóvia, Katowice, Cracóvia, regressasse a casa, necessariamente mais rico da riqueza autêntica.

 

(Desafios da Abelha - https://rainyday.blogs.sapo.pt/52-semanas-de-2022-introducao-392169)

 

14 comentários

Comentar post