Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

FUGAS DO MEU TINTEIRO

Imagens e palavras de um mundo onde há menos gente

FUGAS DO MEU TINTEIRO

Imagens e palavras de um mundo onde há menos gente

Desafio 52 semanas -22|A questão das batas

João-Afonso Machado, 30.05.22

IMG_3479.JPG

Aqui na terra foi, finalmente, a inauguração de um colégio para a Infantil e a Primária. O Ninho dos Pequeninos de sua (escassa) graça. Com a minha saudosa Mãe, uma entendida na matéria, logo convidada para conselheira. O facto é que eu e a longa fieira dos meus irmãos, abaixo de mim, ali iniciamos a nossa vida escolar, e dos Directores nos tornámos grandes amigos até que a morte os levou também.

Houve somente um tremendo problema inicial a resolver: o Ninho escolhera para os meninos uma bata azul-clara com um lacinho vermelho no pescoço e, no bolso do peito e nas algibeiras, uns bonecos quaisquer bordados ao gosto do freguês - um cãozinho, um coelhinho...; para as meninas, a mesma dose em cor-de-rosa e umas fitinhas todas pipocas como gargantilhas...

Ora isto nada ia connosco. Após longas negociações a Mãe conseguiu-nos um estatuto próprio sem laços nem fitinhas nem os tão queridos bordados, substituídos pelas iniciais dos nossos nomes. E foram então (para mim) quatro proveitosos anos de estudo - que eu não me saía mal nessas lides - e de amizades ainda agora em dia.

Sucedeu o tempo da Telescola e do Liceu. A trágica mudança do bom aluno para o magano dos bilhares e das bombas de sódio nos lavatórios dos balneários. Em plena Revolução, a comandita optara pela contra-revolução, pela anarquia... E os rigores de um colégio, na visão dos meus Pais, seria (foi) para um pouco mais de tino e a salvaguarda da minha vida de estudante. E, realmente, aconteceu depois o passo seguinte da Faculdade.

 

(Desafios da Abelha - https://rainyday.blogs.sapo.pt/52-semanas-de-2022-introducao-392169)

 

21 comentários

Comentar post