Desafio 52 semanas - 26|O futuro
Se repararem, estamos precisamente a meio deste longo "desafio" (que vale, enfim, a nossa vida), ou seja, a meio do corrente ano da Graça do Senhor de 2022. E muitos, na sua existência, não chegaram ainda a metade do seu similar percurso, enquanto outros já saltaram a fasquia e correm adiante rumo à grande meta de todas as interrogações. Como é o meu caso.
Que futuro?, que objectivos?
Há trinta anos eu temia os meus sessenta e dois. Hoje, contabilizados os tais sessenta e dois anos, vivo tranquilamente longe de aritméticas. A gente compreende e aceita, a ciência tudo poderá transformar menos a sincronia do Tempo. Se é certo os planos encurtarem no prazo agora, mais verdade constatamos na consolidação dos nossos ideais. Sobrevêm salutares dúvidas, a dar-lhes condimento e convicção - «É um império aquela luz que se apaga ou é um vagalume?» (Jorge Luís Borges).
E o grande objectivo consistirá, então ("fernandopessoamente"), em não nos possuirmos de objectivo algum. Ficando-nos pela inofensiva empresa de decifrarmos os lugares do mundo e das suas gentes. Até ao limite que Deus e o Destino nos proporcionarem.
Seja tudo depois muito rápido e indolor...
(Desafios da Abelha - https://rainyday.blogs.sapo.pt/52-semanas-de-2022-introducao-392169)