Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

FUGAS DO MEU TINTEIRO

Imagens e palavras de um mundo onde há menos gente

FUGAS DO MEU TINTEIRO

Imagens e palavras de um mundo onde há menos gente

Desafio 52 semanas -3|Memorial do Mix

João-Afonso Machado, 17.01.22

MIX.jpg

Quantos anos terão passado desde essa manhã de geada em que o Alberto, o pastor, me chamou a sua casa?, entre o solene e o agitado, era assunto urgente e do meu interesse.  Não recordo, sei que segui na sua peugada miudinha e veloz, enquanto me explicava atabalhoadamente tinha para mim algo muito especial, um gatinho chinês.

Demorei a perceber que o Alberto se referia a um siamês. Ainda assim não acertando, coitado, tratava-se de um gato pardo, pelagem belíssima de tigre de jardim. E, logo topei, um mariola, arisco mas a gostar do colo em que viajou comigo e com todas as pulgas da sua colecção.

- Obrigado, Alberto! Era mesmo um bichano assim que eu queria. Fico a dever-lhe um cachorro...

Coisa rara, foi familiarmente bem recebido. Um brincalhão com graça e um grande sentido de independência e mando. A varanda ficou por sua conta, não temia os cães e banqueteava-se com lagartixas, uma chatice que lhe prejudicava o lustro do pêlo. Abordá-lo com meiguice era uma coisa; outra provocá-lo - lá vinha unhada certa e afiada. Até o Pai, pouco amigo dos felinos, apreciava as suas proezas, ria-se e exclamava - Eh gato fadista!

Tinha as suas pendulares e assíduas ausências. Por causa do femeaço das vizinhanças, obviamente. Era um galã corpulento, felpudo e autoritário. Por isso alguém o baptizou com o nome temido de um mafioso cá da terra, o Mix.

E o Mix ganhou uma fama inexcedível por toda a quinta. Uma égua, a cozinheira, deram à luz tardiamente? Pois fora obra do Mix, o gatarrão... Quando, de regresso, se alapava na varanda, indiferente a comentários, gozando os seus (eróticos) sonhos e o solzinho abençoado, já ninguém se atrevia a pedir licença ao Mix para se sentar naquela cadeira!

Um atleta, um d. juan, um espadachim. Vaticinava-se-lhe uma longa vida de romance e aventura... Mas eis que, num sopro, o Mix se apagou, morreu. Geral consternação! E não foi necessária a autopsia: lá em casa, declarado o óbito, a causa para todos só podia ser uma... O HIV, pois claro!

 

(Desafios da Abelha - https://rainyday.blogs.sapo.pt/52-semanas-de-2022-introducao-392169)

 

18 comentários

Comentar post