Desafio lápis de cor| O amarelo insular
Chegam rumores de amarelo a concurso a estas paragens mais de azul e do negro do basalto, do caiado das casas. Olhei em redor, na mão apenas a lapiseira e o caderninho de sempre, nada que me valesse. Teria de fabricar em palavras um amarelo indígena, núncio primaveril, ainda ralo na berma dos prados e em terrenos bravios. Um amarelo saboroso ao paladar do gado ruminante. Ainda incipiente, descrito em forma de flores ávidas de polinização, as marotas, nas quais caíam pingos esverdeados. Assim mesmo, atafulhadinho, crescidote, piscando o olho às abelhas. Perguntei: chamam-lhe, por aqui, nas Ihas, flores azedas. Será?
Será talvez a grande flor de Abril, que vim apanhar ainda de barba rala. Um amarelo de amanhã, com as crianças a correrem de rede nas mãos atrás das borboletas. A Primavera é o espelho de novas e garridas cores que abrem as portas dos refúgios invernosos. E a catraiada sai de roldão, e nós atrás deles, gozando também a feliz sensação da vida que renasce. (Esquecidos, por momentos, que tudo são ciclos repetidos, o movimento concêntrico do ano a disfarçar o incontrolável rebolar em frente do Tempo...)
Será um amarelo náutico, vindo até às margens do cais. Intemerato, travado entre grades... Amarelo insular, há de saber flutuar nas águas marinhas, e daí o seu esverdeado.
(E eu de gatas a soprar no floreado, expectante de que seria poeira, coisas da maresia, os ilhéus em redor, não querendo crer, eu tão esforçado, tão empenhado no bouquet, que não consegui, para oferecer à Fátima Bento e às demais senhoras que participam neste Desafio...)
Contrariado, incapaz de mais palavras amarelantes, inconformado e exigindo um amarelo amarelíssimo, já em casa fui aos meus arquivos, onde guardava um outro de muita coloração, minhoto, mais amarelo do que um comício de canários.
E trouxe-o. Igualzinho aos tapetes das romarias, posto à disposição de V. Ex.cias, minhas Senhoras. Um bom proveito!
(Desafio da Fátima Bento - https://porqueeuposso.blogs.sapo.pt/dos-textos-das-quartas-483679)