Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

FUGAS DO MEU TINTEIRO

Imagens e palavras de um mundo onde há menos gente

FUGAS DO MEU TINTEIRO

Imagens e palavras de um mundo onde há menos gente

In memoriam do after shave

João-Afonso Machado, 06.09.22

DENIM.JPG

O Sr. Pinto morreu o mês passado, já centenário. Foi quase uma romagem à sua Drogaria Pinto, algo depois, o negócio agora a cargo do seu filho, o Sr. Pinto Júnior. Não que não tivessemos sido contemporâneos nos estudos, mas o tempo faz coisas destas, cria distâncias e cerimónias e clientela grisalha. Srs. isto e Srs. aquilo. Embora as drogarias carreguem consigo o saudável paladar da imutabilidade, por mais modernizações interiores de que sejam capazes. 

Não resisti à sua montra nem à colecção de antigos after shaves nela expostos. Denim! (passe a publicidade), quase cinquenta anos num instante recuados, os anos em que a lâmina de barbear corria a cara intentando puxar uns pelos de barba à superfície dérmica, adubagem depois ardida na frascaria do Pai, que fazia de conta e sorria condescendente.

É o que uso somente e vou descobrindo a preços módicos em estabelecimentos similares Portugal adiante. Com a saudade presa a tão remotas épocas dos primeiros sonhos com patilhas e bigode.

Mais a mais reforçada, essa nostalgia, com a escolha aconselhada junto à vitrine onde o produto se preserva e a perguntinha sibilada ao balcão, enquanto o embrulho é cuidadosamente feito, - Então e que mais há de ser?

E a gente olha em redor, passa além dos pesticidas e das vassouras, mas acaba sempre tentado por um alicate ou um canivete... E isso foi o que houve de ser.

 

14 comentários

Comentar post