Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

FUGAS DO MEU TINTEIRO

Imagens e palavras de um mundo onde há menos gente

FUGAS DO MEU TINTEIRO

Imagens e palavras de um mundo onde há menos gente

Quem foi Bento de Freitas, vilacondenses?

João-Afonso Machado, 08.11.21

BENTO FREITAS (VILA DO CONDE).jpg

Se há cinquenta anos - ou mesmo há uns quarenta... - me perguntassem quem foi Bento de Freitas, a resposta seria pronta - Foi, e é, o nome da minha rua em Vila do Conde. - Que mais poderia ser, assim comprida, desde o hospital, junto à igreja da Misericórdia e à antiga alfaiataria do Sr. Pascoal, até à mortífera nortada da Marginal? Amplos territórios percorridos de bicicleta nos passeios, o sargento e os soldados da GNR fazendo vista grossa, no posto, a praia toda por nossa conta e as manhãs carregadas de nevoeiro e de peixeiras a trupar às portas de canastra à cabeça.

Não me admiraria, ainda se me perguntassem agora, à queima-roupa, quem foi Bento de Freitas, falariam as saudades, - Foi a rua da minha infância, dos Setembros da minha adolescência.

Necessariamente, antes de ser rua, Bento de Freitas foi um homem. Bento de Freitas Soares (1822-1887), vilacondense de berço, estudante em Coimbra, médico e político do Partido Regenerador. Um dos grandes impulsionadores da criação do então chamado "Bairro Balnear", todo um deserto selvagem entre a Vila e as dunas e o mar, arruado agora e vivido o Verão de umas tantas gerações.

Por isso o nome da "minha" (e de tantos de nós) rua, a homenageá-lo, - a Avenida Bento de Freitas. 

Descobri, há dias, entre velhos papeis familiares, uma fotografia deste Presidente da Câmara, deputado, governador civil do Porto, jornalista e sei lá mais o quê.

Abolicionista? Com certeza, não fosse a escravatura já finda. Mas ficou a Bento de Freitas algo de um correcto senador da União, desses que vemos nas séries televisivas sobre a Guerra da Secessão americana.

Tem um bom punhado de anos a fotografia. Ainda se deslocaria de tipoia e, à velocidade do mundo actual, a desabar inteiro nos areais de Vila do Conde, tenham-me - a mim mesmo - mais ao jeito de Bento de Freitas, careca, patilhudo e barrigudo. De sobrecasaca e colarinhos engomados. Bem almoçado. E a pedalar a minha bicicleta pelos passeios, com a GNR a deixar andar... Façam V. Ex.cias a fineza...

 

4 comentários

Comentar post